Fisiculturistas e Vácuo Abdominal

Será que os fisiculturistas de hoje estão utilizando o stomach vacuum ou vácuo abdominal como parte do treinamento? ​ Esta técnica foi amplamente utilizada nos primórdios do fisiculturismo com Arnold e Corey nos anos 70 e início de 80. Mas parece que os competidores, mesmo os de alto nível, parecem ter esquecido dela.

stomach vacuum

Percebemos isso facilmente pois muitos deles têm um abdômen distendido. Isso pode ser devido ao problema do abuso de hormônios, mas também está relacionado ao fato de que muitos ignoram ( ou simplesmente desconhecem ) importantes técnicas para tonificar o abdômen em seus treinos. Muitos deles apenas treinam os músculos abdominais mais superficiais , como o reto abdominal , e esquecem (ou não treinam com técnicas realmente eficazes ) os músculos mais profundos, como o transverso abdominal.

O LPF é um método que engloba posturas associadas a um ritmo específico respiratório. Um dos fundamentos técnicos do LPF é a aspiração diafragmática ( vácuo abdominal ) . Por isso que  alguns fisiculturistas mais antenados já introduziram o LPF em sua rotina de treino, pois identificaram que o método é extremamente eficaz para reduzir medidas da faixa abdominal e aumentar a pontuação nas competições. Além do vácuo abdominal, o LPF ainda engloba outros fundamentos técnicos que potencializam ainda mais o trabalho nos músculos abdominais.

Os benefícios do LPF para os Fisiculturistas são:

✅ Melhora o “V-shape”, diminuindo a relação entre cintura e linha dos ombros;

✅ Melhora o desempenho  durante movimentos de força  como agachamentos  pesados, devido a melhora no tônus e co-ativação dos músculos abdominais , com isso conseguem pegar mais peso e intensificar o treinamento;

✅ Conseguir incorporar mais movimentos explosivos no treino pois tem uma parede abdominal interna sólida, que suporta suas costas e estabiliza os movimentos explosivos.

Sendo assim , o LPF certamente contribuirá para o fisiculturista se destacar no palco e aumentar a sua pontuação. Caso você seja um profissional que acompanha algum fisiculturista , venha  conhecer nossos cursos e aumente a pontuação de seu atleta e se torne referência em sua área de atuação.

Débora Cherubini
Facebook: https://www.facebook.com/deboracherubini.com.br/
Blog: http://deboracherubini.com.br/textos/