Débora Cherubini

DÉBORA CHERUBINI
Fisioterapia & Estúdio Pilates

LOW PRESSURE FITNESS

“UM NOVO CONCEITO EM TREINO FÍSICO E SAÚDE”.

OBJETIVOS PRINCIPAIS DO LOW PRESSURE FITNESS:

1. TONIFICAR A MUSCULATURA ABDOMINO-PÉLVICA (LPF NÃO EMAGRECE, ELE REDUZ MEDIDAS);
2. CONTRIBUIR PARA MELHORIAS POSTURAIS;
3. TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DIÁSTASE ABDOMINAL;
4. PREVENÇÃO E/OU REDUÇÃO DOS SINTOMAS DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA;
5. MELHORA NO DESEMPENHO SEXUAL E DIMINUIÇÃO DE DORES DURANTE A RELAÇÃO;
6. DIMINUIÇÃO DE DORES NA COLUNA;
7. PREVENIR TODO O TIPO DE HÉRNIAS ( ABDOMINAIS, VAGINAIS…);
8. DIMINUIÇÃO DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS;
9. PREVENÇÃO DE LESÕES ARTICULARES E MUSCULARES;
10. MELHORA DA CONSTIPAÇÃO;
11. O MAIS FAMOSO DOS SEUS BENEFÍCIOS: A BARRIGA NEGATIVA COM REDUÇÃO DE 4 CM ATÉ 12CM DE CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL.

EFEITOS IMEDIATOS DO EXERCÍCIO HIPOPRESSIVO

Os exercícios provocam um “efeito de sucção” na zona abdomino-pélvica devido à aspiração diafragmática que se realiza durante a prática, diminuindo a pressão intra-abdominal. Esta cria uma sucção sobre os órgãos pélvicos que também ajuda a reduzir a tensão miofascial. Este efeito de susção foi evidenciado através da ressonância magnética (Latorre et al.,2011).

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO PARA A PRÁTICA DO LPF?

O programa LPF engloba uma série de testes diferenciais da estática lombo-abdomino-pélvica pela sua relação biomecânica com o pavimento pélvico e a respiração.

Antes de iniciar na prática, o cliente deverá passar por uma avaliação composta por alguns testes biomecânicos da cavidade abdomino-pélvica: tônus da parede abdominal, presença de diástase abdominal (separação dos ventres musculares do reto abdominal), bloqueio ou não do diafragma em posição inspiratória, medição de circunferencia abdominal dentre outros.
Estes testes serão realizados no início da prática e no final, com o objetivo de coletar os resultados, e também podem ser realizados sempre que o profissional achar necessário avaliar a progressão.

QUEM PODE PRATICAR O LPF?

Low Pressure Fitness pode ser praticado por todas as pessoas que desejam melhorar sua saúde geral. Como todo exercício físico deve-se observar algumas recomendações: convém consultar um profissional de exercício físico e/ou saúde capacitado e habilitado a aplicar a técnica LPF (procure um licenciado); gravidez, problemas cardíacos e processos inflamatórios abdominais graves podem ser contra-indicados para a prática (procure seu médico e veja sua saúde geral).

O programa de exercício do LPF pode ser adaptado às necessidades de cada pessoa, podendo realizar apenas o treino respiratório e postural em muitos casos. Se estiver com dúvidas procure sempre a ajuda de um licenciado, pois ele é a pessoa mais adequada para lhe explicar sobre a técnica.