Mecanotransdução, o que é isso?

Mecanotransdução celular é o processo pelo qual as células convertem estímulos mecânicos em uma resposta química. Mas será mesmo que é só isso? Forças aplicadas em macro escalas produzem trocas bioquímicas celulares, o que poderia vir a esclarecer como as aplicações locais e sistêmicas da fisioterapia podem influenciar todos os tipos de tecidos fisiologicamente. Esta é a mecanotransdução celular. Mas há mais coisas…

A sinalização celular é a forma como uma célula comunica-se com a outra a partir de sinais por ela emitidos. Estes sinais determinarão quando e como a célula vai agir. Neste processo torna-se possível a integração das células num organismo multicelular.

Isso tudo, somados ao conhecimento da tensegridade e efeito piezoelétrico que existem no corpo humano, tem sido de grande valia para os profissionais da saúde que trabalham com terapia manual. Estes profissionais possuem uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos terapêuticos em estruturas que a antiga fisioterapia convencional não atua, como por
exemplo, mobilizações articulares acessórias, manipulação visceral, miofascial, craniana e
neural. Na grande maioria das vezes é possível tratar um paciente sem encostar na região da dor.

O LPF pode somar e potencializar os resultados que você obtêm. Acesse nosso site e saiba mais. O link está na bio.
Fonte: https://euestudofisio.wordpress.com/2017/09/21/falando-sobre-mecanotransducao/


Débora Cherubini
Facebook: https://www.facebook.com/deboracherubini.com.br/
Blog: http://deboracherubini.com.br/textos/