Pilates na Gestação: uma escolha saudável
Durante o período de gestação, o corpo feminino passa por várias transformações que têm como principal objetivo garantir a formação e a manutenção da vida que se forma dentro de seu útero. Uma forma de se preparar para esse período é a gestante conhecer melhor o que está acontecendo com seu corpo e, assim, conseguir identificar os padrões predeterminados da gestação pelos quais toda mulher passa, algumas com menos e outras com mais intensidade.
Pilates irá trazer mais conforto à sua gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, no fortalecimento e alongamento dos músculos. Ele melhora a concentração e permite desenvolver um melhor relacionamento com seu corpo ao exercitar-se.
Benefícios do Pilates durante a gravidez
- Menor ganho de peso e adiposidade materna
- Diminuição do risco de diabetes
- Diminuição dos desconfortos da gravidez
- Prevenção e redução de lombalgias
- Fortalecimento da musculatura profunda da coluna (paravertebrais e multífidos), melhorando a estabilidade da musculatura postural e a resistência dos músculos do assoalho pélvico, evitando compensações posturais e dores.
- Fortalecimento dos músculos abdominais (transverso do abdômen), proporcionando maior apoio das vísceras abdominais. A melhora na postura gera mais espaço para o bebê.
- Os movimentos sendo iniciados a partir do “core” melhoram a circulação abdominal, o que é benéfico para o bebê.
- Melhora a circulação e retorno venoso principalmente dos membros inferiores, prevenindo varizes e edemas.
- A inspiração e expiração ativas e conscientes otimizam os alvéolos melhorando a captação de O2.
- O aumento do relaxamento corporal, através dos exercícios associados com a respiração, transferem alguns benefícios ímpares à saúde do bebê em desenvolvimento.
- Preparo para o trabalho de parto e o nascimento do bebê através do fortalecimento da musculatura pélvica e abdominal e do aumento da eficiência respiratória.
- A prática durante e após a gestação promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto propriamente dito, garantindo uma melhor recuperação de suas formas com o programa pós-parto.
Débora Cherubini